NOTÍCIAS

Agosto Dourado

Você sabe o significado do ‘Agosto Dourado’?


Você sabe o significado do ‘Agosto Dourado’?

O mês de agosto ficou conhecido dessa forma, pois a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Por meio do aleitamento materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Nesse contexto, o Alternativo Curso e Colégio recebeu a Enfermeira Obstetra Sandra Rafaela Lapa, que trabalha com assistência humanizada: gestação, parto e puerpério. Nossa convidada abrilhantou nossa noite no última terça-feira (08/08/2022), com um bate-papo cheio de muita informação entre equipe de profissionais e estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Alternativo. A partir do mesmo evento conseguimos a doação de frascos para armazenamento do leite materno

O tema escolhido para 2022 é Fortalecer a amamentação: educando e apoiando e está associado às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

No Brasil, a Lei nº 13.435/2017 instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno” e determina que ações Inter setoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno sejam intensificadas.

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o seu filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança. Amamentar é cuidar do futuro, protegendo o presente.

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS