Era uma casa muito engraçada,
Não tinha teto, não tinha nada,
Ninguém podia entra nela não,
Porque na casa não tinha chão,
Ninguém podia dormir na rede,
Porque na casa não tinha parede...
É com o sentimento de reestruturação, que os alicerces básicos da educação foram potencializados, no sentido de humanizar as relações intrínsecas de uma sociedade altamente criativa, inovadora e com habilidades que extrapolam os pensamentos futuristas. Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos, a conviver, e Aprender a ser, manejam as diretrizes coletivas, dentro das experiências e competências individuais na educação.
A pedagogia da autonomia traz em seu conceito a transversalidade entre a teoria-ética de um profissional, junto a compreensão da prática docente enquanto dimensão social da formação do ser humano. Os desafios aumentam a medida que a essência educacional tem como pilar a ética, a competência, o respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da sua identidade cultural.
A pandemia do coronavírus mudou a nossa rotina e trouxe vários desafios para serem vencidos. A pergunta que fica é: Como manter os hábitos escolares frente ao ensino híbrido? A resposta para essa pergunta, é não tratar os estudos como obrigação, mas sim, como algo usual encarado com naturalidade. A seguir, algumas sugestões de como organizar e adaptar novos hábitos para alcançar os objetivos:
- Acordar cedo;
- Tomar um banho relaxante;
- Tomar café-da-manhã reforçado;
- Vestir a farda do colégio;
- Organizar um ambiente arejado e silencioso;
- Respeitar os horários das aulas;
- Utilizar celular, tablet ou outros aparelhos eletrônicos somente se necessário;
- Realizar as atividades solicitadas;
- Separar um horário de lazer após as aulas;
- Separar um horário para resolução das atividades para casa;
- Dormir cedo para descansar a mente.