No mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A campanha foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É uma campanha de extrema importância, tendo em vista que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. É necessário que as escolas não apenas abordem, mas priorizem o tema da saúde mental em seus espaços e ações.
O Alternativo Curso e Colégio iniciou um projeto sobre Saúde Mental que será desenvolvido no decorrer dos anos. Entretanto, na última terça-feira (27/09/2022) realizamos um encontro com dramatizações sobre a depressão. A ação integrou os alunos do Curso Técnico em Enfermagem com o ensino fundamental da escola, buscando chamar a atenção da comunidade escolar para assuntos relacionados à saúde mental.
De acordo com a direção da escola, a ação é importante para mudar paradigmas na sociedade, sobretudo no ambiente escolar. “Com o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19), muitas pessoas precisaram de ajuda referente à saúde mental. Conversar nunca é demais e ampliar nossa capacidade de absorção, também não! Precisamos quebrar tabus e massificar o debate sobre a saúde mental em todos os ambientes, inclusive o escolar”, afirmou a direção.
Embora o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais devam ser prescritos pelos médicos, toda a sociedade pode e deve se preocupar em prevenir esses quadros clínicos e promover a saúde mental. Nesse sentido, o Alternativo tem um importante papel social e precisa focar na prevenção e na promoção da saúde mental dos seus alunos e da comunidade escolar.