O MEC divulgou nesta sexta-feira (12) a segunda chamada de aprovados no Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2016. Esta é a última chamada regular deste processo, os candidatos que não foram convocados devem se inscrever na lista de espera entre 26 e 29 de fevereiro.
Os selecionados em 2ª chamada têm até o dia 18 de fevereiro para apresentar à instituição de ensino para a qual foram aprovados os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A lista completa da documentação necessária está disponível na página do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php).
O Prouni oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Podem concorrer às bolsas os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede particular.
Neste ano, são oferecidas 203.602 bolsas de estudo em instituições de ensino superior. Cada candidato pode manifestar interesse em duas opções de curso.
São 9.511 vagas a menos que no ano passado. Segundo o MEC, 97 instituições de ensino superior que participavam do Prouni em 2015 saíram do programa porque estão sob supervisão da pasta -- elas tiveram nota de avaliação institucional inferior a 3 no IGC (Índice Geral de Cursos).
Em nota, o MEC afirma que "a exigência de qualidade do sistema para participar do Prouni e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já atinge o total de 347 instituições, que estão impedidas de participar desses programas e sob supervisão do MEC".
Em relação aos cursos, o número aumentou de 30.549 para 30.931.
Calendário do Prouni 2016
- 12/2 – segunda chamada de aprovados;
- 12/2 a 18/2 – período de comprovação de informações dos selecionados em 2ª chamada;
- 26 a 29/2 – lista de espera.