Tema: causas e consequências da obesidade
Segundo dados do Instituto Nutri-Brasil Infância e Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) apontam que 22% dos brasileiros e 12% dos norte-americanos entre 2 e 5 anos estão acima do peso ideal. Uma das causas que contribuem para esse fato é uma alimentação inadequada. E além desse outro motivo é a falta de consciência de muitos pais que acreditam que criança gordinha é criança saudável.
Pesquisadores descobriram que consumidos em excesso gorduras e carboidratos inibem a ação de proteínas no cérebro e fígado induzindo a sensação de saciedade e controle do apetite. O mesmo ocorre com as enzimas responsáveis por determinar o gasto de energia do organismo. Sendo assim, essas crianças que consomem alimentos inadequados tem grande tendência a acumular gordura. O agravante é que 80% delas podem permanecer obesa na fase adulta.
Muitas vezes devido a ausência física os pais tentam recompensar os filhos não impondo barreiras em seus hábitos alimentares. E além disso, devido à superstições têm a falsa impressão de que “criança gordinha é sinônimo de criança saudável”. Especialistas recomendam o consumo de cinco refeições diárias, sendo dispensável repetirem o prato, mas os pais muitas vezes acham normal esse ato cometido pelas crianças, o que é um grave equívoco que deve ser reparado o quanto antes.
O combate da obesidade pode ser alcançado se for unido o acompanhamento correto dos pais relacionado as formas adequadas de alimentação. Primeiramente a conscientização dos pais que devem começar cedo a orientação relacionada aos hábitos alimentares dos seus filhos. Assim as crianças vão saber os benefícios de uma alimentação correta e consequentemente os casos de obesidade diminuirão.
Componentes: Hugo Andrade de Jesus, Renata Santos Rosa, Cristian Endriger, Ana Paula dos Santos, Yuri Lima, Alysson Oliveira e João Antônio Nunes.