OSAMA BIN LADEN: CAMPEÃO MUNDIAL DE ESCONDE-ESCONDE (2001-2011)
Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, era o terrorista mais procurado do mundo
Como o líder da Al-Qaeda chegou aos 54 anos em liberdade? Será por que quem o procurava não queria verdadeiramente encontrá-lo, não se esforçava o suficiente ou não o fazia eficazmente? Será simplesmente que ele era muito bom em se esconder? Ou teria alguma qualidade rara que o ajudava a permanecer incógnito?
Osama Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, filho de um multimilionário. Cedo aderiu ao movimento que procurava transformar, pela força, países muçulmanos em sociedades dominadas por uma visão radical da religião.
Em 1979, mudou-se para o Afeganistão, que tinha sido invadido pela então União Soviética, e se aliou aos rebeldes afegãos. Chegou a receber apoio dos Estados Unidos contra os comunistas. Em 1988, fundou a rede al-Qaeda. Três anos depois, se voltou contra os Estados Unidos e o Ocidente durante a primeira Guerra do Golfo. O Iraque, comandado então por Saddam Hussein, tinha invadido o Kuait, um país vizinho, e provocado a reação dos Estados Unidos. Bin Laden passou a planejar ataques contra alvos americanos.
Osama sobe ao topo da lista dos mais procurados pelo FBI em 2001. Em 11 de setembro, ao seu comando, 4 aviões roubados dos EUA são lançados no próprio país atingindo as torres gêmeas, no World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, na capital, e uma área rural da Pensilvânia e deixando cerca de 3.000 mortos. Até esta data, a Al-Qaeda era um grupo terrorista pouco conhecido pelo mundo.
As hipóteses acerca do fato de ele passar tanto tempo escondido são inúmeras. A primeira, e menos possível, afirma que talvez nunca quiseram capturá-lo, mas sim vigiá-lo. Isso permitiria o controle de quem o visitava, quem eram os colaboradores mais próximos. Outra hipótese seria o local onde ele se escondia: não era nenhum tipo de caverna ou lugar isolado e de difícil acesso para os militares, mas sim um condomínio de luxo a poucos quilômetros da academia militar de Kakul, que forma os oficiais do exército paquistanês. Contudo a hipótese mais aceita é que ele era amado pelas pessoas que viviam ao seu redor, ou com ele. Osama era adorado, por isso não o entregaram nem pela alta recompensa de 50 milhões de dólares.
O fato é que, com o fim dessa “brincadeira”, a Al-Qaeda, ainda viva com “os mil Bin Ladens” que conseguiu criar ao longo desses anos, possivelmente prosseguirá com as operações anti-americanas, talvez piores do que as já praticadas. Desta forma, Osama pode ser mais perigoso morto do que vivo.
Enquanto isso, à porta do céu...
Equipe: Not Alt Express.
Organização: Miguel, Sônia, Taciana, Talita e Yane Karla.
3º Ano
Fontes: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/bin-laden-e-filho-de-milionario-saudita-e-ja-foi-aliado-dos-eua-veja-biografia-20110502.html?question=0; http://www.nanihumor.com/2011_05_01_archive.html; http://www.publico.pt/Mundo/como-e-que-o-lider-da-alqaeda-chegou-aos-50-anos-em-liberdade_1492240?all=1; http://noticias.r7.com/internacional/noticias/conheca-os-principais-fatos-da-vida-de-bin-laden-20110502.html; http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/imagens-mostram-possivel-local-onde-osama-bin-laden-foi-morto.html; http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/cacada-bin-laden-durou-mais-de-uma-decada.html
Cristina Kirchner contra jornais Fontes: Revista Veja Ed. 2211, Ano 44, nº 14, 06/04/11; http://educacao.uol.com.br/atualidades/censura.jhtm; http://g1.globo.com/mundo/noticia/20011/04/argentina-tem-novos-boicotes-jornais-do-grupo-clarin.html; http://www.istoe.com.br/reportagens/131161_HERMANOS+CENSURADOS; http://www.nanihumor.com/2010_08_01_archive.html.