Saúde: Cigarro Mata!

Saúde: Cigarro Mata!


 Saúde: Cigarro Mata!

cigarro_400A revista VEJA de edição numero 2217 abordou essa semana um assunto relacionado à saúde que é muito importante e sério, a revista afirmou que o brasileiro leva 25 anos para se livrar do cigarro. Por isso nossa matéria do mês abordará um pouco mais sobre o assunto.

 O cigarro começou a ser fabricado a partir de 1840 e, quarenta anos depois, foi criada uma máquina capaz de enrolar um grande número de cigarros por minuto, propiciando a sua popularização. Apesar de visível, o fato de que este provoca dependência e seu uso pode desencadear em uma gama de doenças foi reconhecido somente em meados do século vinte.

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão.  Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianeto. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Nos últimos 30 anos, o fumo provocou um milhão de óbitos no Brasil e o prognóstico para os próximos quinze anos é de mais sete milhões de mortes;

O fumo provoca infarto, enfisema pulmonar, derrame cerebral, osteoporose, e, sobretudo cânceres (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, colo do útero, bexiga). E também impotência, menopausa precoce, rugas, aborto espontâneo, prematuridade e morte pré-natal;

O dinheiro gasto anualmente com exames, internações e medicamentos decorrentes de doenças do fumo é suficiente para construir quinze hospitais.

O cigarro é, hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a AIDS, a Malária e a Varíola, juntas. No Brasil, morrem cerca de 105 mil pessoas por ano ( fonte INCA- MS), tendo dedos, pernas, braços amputados; sem poderem respirar por conta de câncer de pulmão ou enfisema; sem mandíbulas; com o rosto desfigurado; sem esôfago; com câncer de próstata, etc. Imagine um Maracanã lotado, em dia de final de campeonato. Um ano depois, imagine-o vazio, triste e escuro. Todos se foram por conta do cigarro. E depois de uma carga enorme de sofrimentos.

Pense bem nisso tudo que foi abordado nesta matéria antes de colocar um cigarro na boca.

 

Fontes: Revista VEJA e diversos sites do Google

Alunas: Elen Danielle

Kariny

Isadora

Anne Karolyne

Maria Eugênia