A TENSA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLAS
Diante da nova fase enfrentada pelo sistema de ensino brasileiro, surge um sério impasse entre pais e professores: a educação vem de casa ou é de responsabilidade total da escola?
Ao encontrar dificuldades cada vez maiores na sala de aula, o corpo docente tem tentado convencer os pais do quanto é importante a sua participação no desenvolvimento social dos filhos. Em pesquisa realizada pela UNESCO, 78% dos professores apontam o acompanhamento e o apoio familiar como fatores decisivos na formação dos jovens. Apenas 32% indicam a competência do professor como uma das causas principais.
Em contraponto, a família argumenta que ao preparar o aluno profissionalmente, o professor, automaticamente se responsabiliza pela construção do seu caráter. Acreditando que a sua maior função seja a de possibilitar o acesso do filho à escola, os pais acabam não impondo limites ou dando a atenção e o afeto necessários à criança. Ou seja, isentam-se de seu papel de educadores.
Em meio a este desacordo, os maiores prejudicados são os estudantes. De um lado, falta-lhes a base familiar adequada; de outro, diminuem-se as chances de explorar seus potenciais ao máximo. Assim, a escola apresenta complicações diversas quando busca conciliar o apoio que lhes é negado em casa com o ensino propriamente dito. Nota-se, portanto, a urgência com que deve-se chegar a um consenso, para que possamos melhorar a situação desta geração e das próximas.
Fontes: Produção dissertativa baseada na Revista Veja Edição 2229 – 10 de agosto de 2011, páginas 116 e 117; http://play47.blogspot.com/2011/05/inversao-de-valores-uma-triste.html e http://tdbpinho.blogspot.com/2011/05/sala-de-aula-brasileira-e-mais.html
Organização: Ana Paula, Miguel, Sônia, Taciana, Talita e Yane Karla.
3º Ano - sob à orientação da professora VIVIANE.