EDUCAÇÃO: REPROVADA

EDUCAÇÃO: REPROVADA


A educação pede uma nova reforma

   1042_400      Muito se fala da real situação da educação brasileira nos últimos anos. Diante da visível queda do rendimento dos alunos, comprovada pelo aumento do analfabetismo funcional, fica a dúvida: a escola de hoje está formando seres pensantes ou alienados?

         A escola dos nossos pais era caracterizada pela total disciplina. Eram comuns os castigos corporais, procurava-se manter a ordem e o respeito. Não há dúvidas de que o rendimento era muito maior, comparado ao atual. Embora esses métodos de ensino sejam condenáveis.

                  Perante isso, difundiu-se a ideia do “aprender brincando”. O objetivo era evitar possíveis traumas psicológicos. Assim, diminuíram as matérias obrigatórias (a exemplo do francês, latim e moral e cívica) e pregaram o fim das punições. Em algumas escolas, até não se fala em reprovação para não marcar desfavoravelmente o aluno. Entretanto o que não previam era a banalização do ensino.

         Frente a uma mudança com resultados tão negativos, a educação pede uma nova reforma. Uma conciliação entre a disciplina do passado e a liberdade do presente. Deve-se sempre inovar, especialmente para não perder de vista a qualidade do ensino. É somente através da educação que poderemos formar jovens conscientes, e não alienados.

 

Fontes: Produção dissertativa baseada na Revista Veja, Editora Abril - Edição 2234 – Ano 44 – Nº 37, 14 de setembro de 2011, página 24; http://blog.educacaoadventista.org.br/claudiaflores/index.php?op=post&idpost=658&titulo=Indisciplina+na+Sala+de+Aula; http://omipibuense.blogspot.com/2011/06/rn-e-terceiro-lugar-em-numero-de.html; http://tasapreciacao.blogspot.com/2011/04/livros-relidos.html.

Organização: Ana Paula, Miguel, Sônia, Taciana, Talita e Yane Karla.

3º Ano