Pirataria no Brasil
Pirataria é a prática de comercializar ou distribuir mercadorias sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. Muitos argumentam que tal comércio só existe pela falta de oportunidade de emprego e geração de renda, outros alegam que a economia nacional é bastante prejudicada.
Dentre os inúmeros motivos que levam a comercialização de produtos falsificados crescerem a cada dia está à falta de recursos financeiros e a pouca oportunidade para aqueles que tentam há muito tempo uma vaga no mercado de trabalho. Pirataria pode ser vista como forma de tornar mais democrático o acesso, por partes das pessoas com baixa renda, dos conteúdos de boa qualidade que só uma pequena parte da população desfruta. Os altos impostos dos produtos originais fazem com que seus preços sejam bastante elevados, fazendo com que seus preços fujam do poder aquisitivo da população mais carente
No âmbito econômico, a pirataria é um grave problema. Os impostos poderiam beneficiar a sociedade, além disso, centenas de milhares de empregos deixam de ser criados. Além de poder frustrar o consumidor em relação à qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos como remédios e brinquedos, pode causar danos à saúde do consumidor. Uma boa parte da população adquire produtos piratas, devido aos altos preços dos produtos originais. O governo é ineficaz no controle da pirataria, apóia-se somente numa fiscalização falha e muito menor do que o necessário. Não se deve apenas reprimir, quebrar e prender os vendedores, mas sim oferecer oportunidades de estudo, de emprego e de sobrevivência para que a pirataria diminuísse.
È notório que a pirataria , que vem crescendo a cada dia, precisa ser combatida mas não do jeito que é atualmente, é necessário investir em outras saídas. O preço e a dificuldade de compra são os principais fatores que levam os consumidores a comprarem produtos pirateados, se não fosse isso, com certeza os consumidores optariam pelos produtos originais, por terem uma qualidade bem superior. E, além disso, muito dinheiro é perdido com a pirataria tanto com impostos, até mesmo com empregos, o que traz sérios prejuízos a sociedade e ao país.
Alunas: Brenda Andrade, Isadora Diniz, Laís Santos, Maryze Lima, Tamires Dias e Vanessa Almeida, sob a orientação da professora Viviane.