Copa do mundo, Sucesso ou Desastre?

Copa do mundo, Sucesso ou Desastre?


Copa do mundo, Sucesso ou Desastre?                                                                                                                                                                             

No dia 04 de junho de 2006 foi anunciado o Brasil como país que irá sediar a copa do mundo de 2014, finalmente o país do futebol vai ter a chance de mostrar se também pode ser um país tão preparado quanto países como a áfrica do sul (que sediou muito bem a ultima copa). Mas será que de alguma forma isso irá nos prejudicar? Quais são as vantagens e desvantagens de um evento tão importante para um país em desenvolvimento como o Brasil?

A copa do mundo promete melhorias urbanas diversas como: rodovias, linhas ferroviárias, aeroportos, segurança pública e outros setores que irão gerar mais empregos e impulsionar a qualidade de vida da população durante e depois do evento. Mais de 600 mil estrangeiros irão visitar o país, estimulando o turismo e movimentando ainda mais a economia nacional.

A corrupção é uma marca inevitável na historia do Brasil, e na copa do mundo não seria diferente, 20 bilhões de dólares estão sendo gastos e quem garante que uma parcela dessa verba não esta sendo desviado? Milhões que poderiam ser investidos nas melhorias reais do país, como por exemplo: 400 hospitais-escolas. Ainda há duvidas sobre a capacidade do Brasil em oferecer segurança e infra estrutura aos turistas e atletas, o enorme fluxo nos aeroportos pode provocar caos aéreo e prejudicar a imagem do Brasil lá fora, além de perder o direito de sediar as Olimpíadas de 2016.

O Brasil mostra-se cada vez mais capaz, superando até crises mundiais e se mostrando auto-suficiente, essa pode ser uma nova vitória, e um grande passo para o desenvolvimento do nosso país. Mas para isso precisamos exigir dos nossos governantes uma administração séria e sem corrupção. Só assim poderemos então mostrar que o Brasil é sim digno de um evento de tal dimensão, conhecido não só pelas suas belezas mas também pela fugacidade do seu povo.

Fonte: “Blog da Copa“, “UOL Esportes”,

Integrantes: Huguslan, Jhonatas, Karen, Maisa, Anny Larissa e Hevillis