NOTÍCIAS

Live Cuide-se: Violência Doméstica - O silêncio mata?


Na última quinta-feira (18/03), o corpo docente do curso Técnico em Enfermagem do Alternativo Curso e Colégio realizou uma Live para debater sobre o tema “As várias faces da violência contra as mulheres”, com objetivo de discutir e orientar a comunidade em geral acerca da temática. A violência contra mulher estar intimamente ligado à realidade brasileira, que possui dados estatísticos extremamente preocupantes, este é um assunto com potencial para ser amplamente explorado.


Na ocasião, contamos com a presença do Dr. Ronaldo Alves Marinho da Silva (Delegado Civil), da Drª Danyelle Mota e da Enf. Flávia Rosa. Na abordagem foram evidenciadas questões como: agressor, vítima, violência doméstica, Lei Maria da Penha, medidas protetivas, feminicídio, agressão física e psicológica, entre outras. A violência contra as mulheres se impõe por dores e sofrimentos, que são evitáveis. Ela abrange diversas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial, entre outras. Ela se baseia a partir de valores tradicionais e relações de poder desiguais que permeiam as relações de gênero.


A eliminação da violência contra a mulher implica na implementação de políticas públicas que possam prevenir e atuar de forma eficaz na eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher – física, sexual e psicológica que, historicamente, tem vitimado as mulheres. Diante dessa realidade, aspectos devem ser desenvolvidos para uma abordagem ampla do problema: valores e as práticas sociais, a Legislação, as Políticas Públicas, Educação e as atuações de diversas ONGs e Movimentos de Mulheres.


Diante do exposto, cabe salientar que são cada vez mais necessárias discussões sobre a importância de uma ação dirigida à educação, que objetivem dar visibilidade e garantia de espaço ao debate e às ações dirigidas ao enfrentamento da violência contra a mulher em nosso país e no mundo, além da sensibilização da opinião pública com relação à defesa dos direitos humanos das mulheres.

OUTRAS NOTÍCIAS