NOTÍCIAS

Live Cuide-se com o tema: Conscientização do Autismo

Na última quinta-feira (22/04), o curso Técnico em Enfermagem do Alternativo Curso e Colégio realizou mais uma Live do projeto “Cuide-se” com a temática “Conscientização do Autismo”...


Na última quinta-feira (22/04), o curso Técnico em Enfermagem do Alternativo Curso e Colégio realizou mais uma Live do projeto “Cuide-se” com a temática “Conscientização do Autismo”, com objetivo de discutir e orientar a comunidade em geral acerca do assunto. Conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Sendo assim, o TEA pode causar um atraso ou desvio na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento. O autismo não é uma doença se considerarmos a definição de doença como uma enfermidade.

Na ocasião, contamos com a presença de uma equipe multidisciplinar: a Pediatra Kayonara França, a Psicóloga Gracyelle Barbosa, a Terapeuta ocupacional Laís Fernanda e a Enf. Flávia Rosa. Na abordagem foram evidenciadas questões como causas, sintomas e tratamentos do autismo.

Ainda não se sabe ao certo quais as causas para o distúrbio, mas acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética. As ações da campanha devem deixar claro para a sociedade os sintomas do autismo, que podem variar de indivíduo a indivíduo. É possível que o autista tenha dificuldade para ficar em ambientes muito barulhentos e movimentados, não atenda quando chamado, seja muito agitado, goste de ficar sozinho ou ainda tenha o hábito de fazer movimentos repetitivos. Muitas pessoas no espectro têm ainda seletividade alimentar ou dificuldades para dormir. Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. Entretanto, em alguns casos, pode ser difícil fechar esse diagnóstico, ainda mais em crianças pequenas.

Diversas dúvidas foram esclarecidas durante a live, principalmente em relação ao tratamento do autismo. O TEA não tem cura, mas, com sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras terapias, é possível ajudar a criança a participar da rotina diária e também, aos poucos, se tornar independente. Em resumo, é essencial dar voz ao autismo, levando informação para a população e, desse modo, reduzir o preconceito.

Diante do exposto, a conscientização do autismo é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores. Todas informações compartilhadas foram valiosas para fortalecer a jornada de conscientização do autismo.

OUTRAS NOTÍCIAS