Equipe Os Alternativos - A tecnologia nos salvará?
A tecnologia nos salvará?
Há vários anos a educação do Brasil vem passando por problemas e estes são ignorados. Mas, com a falta de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e o excesso de pessoas nos presídios percebeu-se que o país só se desenvol-verá a partir de uma grande revolução na educa-ção, pois esta é a responsável pela formação dos cidadãos mais conscientes e consequentemente pelo desenvolvimento do país. A solução encon-trada por enquanto é a tecnologia.
O governo tem projetos de saídas milagro-sas com o uso da tecnologia, principalmente com a distribuição de harwards nas escolas, porém como o MEC não possui pesquisas consistentes que comprovem que a distribuição desse material terá algum impacto sobre a qualidade do ensino, esse programa ficará restrito aos professores, já que a experiência nas escolas americanas foi pouco eficaz, pois os alunos estavam usando os computadores para colar em provas e baixar por-nografia.
Uma nova esperança de revolução educa-cional é a educação a distância que alcança alu-nos em vários lugares do país com condições di-ferentes dirigidos pelo mesmo professor. Mas ain-da há várias discussões a respeito do assunto, pois segundo estudos econométricos o sucesso de uma escola depende da interação e atenção ao progresso do aluno. Uma outra área em que a tecnologia pode influenciar na educação é atra-vés das redes sociais, para que alunos e profes-sores se relacionem de maneira mais descontraí-da melhorando as práticas de ensino de acordo com a necessidade dos alunos. As inúmeras inovações nos softwares tem contribuído para melhorar o aprendizado dos dis-centes em matérias de difícil entendimento de maneira prática como por exemplo a matemática. No entanto, concordando com Steve Jobs (criador do tablet) que afirmou acreditar que esta podia ajudar na educação, porém teve de "de chegar à inevitável conclusão de que esse não é um problema que a tecnologia possa ter a espe-rança de resolver", percebe-se que ela certamen-te não solucionará esse problema por enquanto, mas pode ser utilizada como uma ferramenta pe-dagógica. Fonte Revista Veja; 19 de Março de 2012
Componentes: Antonio Guimarães, Beatriz Oliveira, Éverton Marinheiro, Mayara Ferreira, Marinna Maciel, Matheus Fárias, Ranielly Lira, Taynnara Feitosa 3º ano