Tema: EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA - Equipe: INFOALT
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
Por que a sexualidade ainda é vista como um tabu na escola? Como o professor pode ensinar a sexualidade de forma segura e ir além dos tabus? O professor, além da família, exerce um importante papel na sexualidade da criança, orientando-a no dia-a-dia. Porém, para educar é preciso que o educador esteja preparado para tal tarefa. Entender a importância da educação sexual na escola é fundamental para poder buscar uma prática mais reflexiva em que os tabus sejam quebrados.
A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio corpo e no corpo do outro, a descoberta das carícias e a fonte incontestável de prazer que o sexo representa, fizeram do assunto um tabu e algo que “não é conversa para crianças”. Por todos esses motivos torna-se necessário que a escola tenha educadores preparados para esclarecer as dúvidas dos alunos. É importante que o professor demonstre que as manifestações da sexualidade infantil são prazerosas e fazem parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano. Dessa forma, o professor estará contribuindo para que o aluno reconheça suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que aprende as normas de comportamento necessário para viver em sociedade.
O objetivo da educação sexual na escola consiste em colocar professores com um preparo adequado e desempenhar de forma significativa seu papel, ajudando os alunos a superarem suas dúvidas, ansiedades, angústias, pois “A criança chega na escola com todo tipo de falta de informação e geralmente com uma atitude negativa em relação ao sexo. As dúvidas, as crendices e posições negativas serão transmitidas aos colegas”. (MARTA SUPLICY, 1983). A escola é tida como um importante complemento, isso quando bem orientada. Os jovens, apesar de muitas vezes não demonstrarem, são extremamente necessitados de conceitos morais e do amparo familiar que, quando realizados de forma coerente, proporcionam a formação de pessoas de valores, exemplos para a sociedade.
Há muito que fazer para que no decorrer dos próximos anos nossa sociedade aprenda a se compor com as exigências de nossa sexualidade sem preconceitos e tabus. Portanto, os educadores em parceria com a família – que são fundamentais na formação sexual da criança – através de formação e informação, devem passar um conhecimento adequado da sexualidade humana para poder proporcionar uma vida moralmente sadia para os jovens.
COMPONENTES: Ândria, Hiago, Jeferson, Jéssica, Lins, Lívia, Taciana