Equipe sem Censura - Tema: O Acelerador de Partículas
Acelerador de partículas
Histórico: foi idealizado inicialmente pelo físico neozelandês Ernest Rutherford em 1911, com o intuito básico de colidir uma partícula contra a outra. Essa idéia foi retomada em 1939 por Ernest Lawrence, que construiu o primeiro aparelho em forma de círculo o “cíclotron”, que cabia na palma da mão. Ao passar dos anos essa máquina foi sendo aperfeiçoada e sofreu um aumento proporcional de tamanho e eficiência. A máquina atual levou 16 anos para ser construída e gastou o equivalente a $10 bilhões e é formada por um túnel de 27 km de extensão em formato de anel (localizado entre França e Suíça). O aparelho consiste na movimentação de partículas que se aproximam da velocidade da luz, e em direção contrária para ganhar impulso e logo depois se colidirem e formarem uma atmosfera parecida com a pós-Big Bang.
Primeiro Cíclotron Atual acelerador de partículas
Criação x Evolução
Não que Religião e Ciência tenham que ser inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis. E se a tese do funcionamento do acelerador de partículas for comprovada muitas verdades ditas universais defendidas pelos religiosos serão destruídas.
“Estamos todos impressionados como fomos longe” disse Guido Tonelli. Essa frase de um dos porta vozes do estudo, nos remete a milhares de anos de amadurecimento intelectual. Assim, esse aparelho poderá nos dar as respostas das várias incógnitas sobre a criação do universo. Mesmo que essa máquina não funcione, sua construção já trouxe avanços tecnológicos sem os quais nossa vida seria bem diferente.
Entretanto, essa Evolução abalará a autoridade do Livro Sagrado, abrindo caminho para uma sociedade sem "Deus", podendo conduzir à autodestruição e infelicidade, pois só a crença numa criatura onipotente, vigilante e vingativa poderá manter uma sociedade em ordem.
Entende-se então que o acelerador de partículas é uma máquina bastante revolucionária que servirá como um divisor de águas no futuro. Entende-se também que as religiões perderão muitos adeptos devido a propagação da descrença de um criador após a derrubada do dogma que este havia criado o universo.
Fonte: Revista Isto é 05 de abril de 2010
Componentes:Igor Roanni, Cristian Endringes, Hugo Andrade, Alysson Oliveira, Renata Santos, Bruna Nunes, Ana Paula dos Santos, Daniela Santos, João Antônio e Jordana Rosa.