O poder da propaganda
O poder da propaganda
Iniciada com os egípcios, por meio de anúncios de vendas ou serviços, a propaganda teve seu poder realmente reconhecido a partir das Guerras Mundiais, especialmente a segunda. Com a capacidade de estimular, conscientizar, prevenir e até manipular, a propaganda exerce uma forte influência na sociedade e pode vir a trazer vários malefícios.
A fim de persuadir e trazer mais seguidores ao seu regime, a propaganda foi uma arma de extrema importância durante a 2ª Guerra Mundial e nesse contexto adquiriu como principal função a manipulação. Mais tarde tal poder de influência foi comprovado pelo surgimento de departamentos de imprensa e propaganda, como o DIP- criado durante o governo de Vargas, que censuravam toda e qualquer veiculação de informações que se opunham às ideologias do governo.
Por meio de artifícios como cores chamativas, músicas de fácil aprendizagem (jingles), atores bonitos e slogans criativos, a propaganda chama a atenção e logo é associada ao produto que anuncia. Isso contribui para o aumento do consumismo que, por sua vez, traz sérias consequências. Contudo vale ressaltar os inúmeros benefícios trazidos pela propaganda como as campanhas de conscientização e prevenção, a exemplo das de vacinação.
Desta forma podemos observar que apesar do poder de influência que, por muitas vezes, é utilizado negativamente, a propaganda tem seus aspectos positivos. Além de promover campanhas de conscientização que contribuem para a solução de inúmeros problemas sociais, ela ainda é um forte estímulo à criatividade, tão necessária à evolução.
Componentes: Ana Paula, Sônia, Taciana, Talita e Yane Karla, sob a orientação da professora Viviane.
Data: 19/10/2011